Neste post, veremos algumas funções básicas do teclado, que muitos usuários desconhecem.
Antes precisamos entender que existem teclados de varias formas, as funções que mostrarei aqui serão as básicas e de uso para Desktops (computadores de mesa, aqueles maiores que vocês possuem em casa e não o teclado de notebook q dependendo do tamanho pode ser um pouco diferente...)
Peço desculpas desde já pela imagem, que está um pouco pequena, mas creio que vocês conseguiram entender.
Primeiramente precisamos entender que o nosso teclado pode ser dividido em dois tipos: Numérico e Alfanumérico.
Numérico: É a parte mais a direita (geralmente) do nosso teclado. Nele são encontrados números e sinais (Adição (+), Subtração (-), Divisão (/), Multiplicação (*), ponto (.) e ENTER).
Uma coisa muita comum que acontece com os usuários iniciantes, é que quando vão digitar algo no teclado numérico (números ou sinais), nada acontece (não aparece o que foi pressionado). Isso se deve ao fato de que no teclado numérico existe uma tecla chamada NUM LOCK. Essa tecla serve para ativar ou desativar o teclado numérico que estamos tentando usar... Se você repararem, bem em cima do teclado numérico existe uma espécie de "luz" próxima ao NUM Lock... Caso você não a veja é porque o teclado numérico está desligado, então precisamos apenas pressionar o NUMLock uma vez e o teclado volta a "funcionar” (e geralmente a "luz" acende!).
Exemplo de teclado numérico e sua respectiva tecla de ativação e desativação (bloquear ou desbloquear)
Alfanumérico: É todo o outro lado mais a esquerda (lembre se que o teclado NUMERICO explicado anteriormente fica mais a direita do seu computador...) que podemos encontrar tanto letras quanto números e/ou símbolos (como por exemplo, o "arroba" (@), sinais de adição (+) e etc.).
Nele não temos como ativar ou desativar as teclas, todas funcionaram de uma forma boa e segura... (a não ser q tenha algum defeito causado pelo desgaste, tempo... mau uso...).
Bem, em nosso teclado temos algumas teclas especiais...
Vamos ao estudo das teclas.
CAPSLOCK: bem, essa tecla é usada para quando queremos usar letras maiúsculas. Ao ativar, uma luz (encontrada a cima do teclado numérico e ao lado da luz do NUMLock) se acenderá. Essa luz mostra que a tecla CapsLock está ativa. Isso indica que tudo que você digitar aparecerá maiúsculo. Após o uso das leras maiúsculas basta pressionar a tecla CapsLock mais uma vez e ela será desativa (e a luz que tinha acendido antes será apagada). É indicado o uso do CapsLock apenas quando for necessário digitar uma palavra inteira ou frases inteiras em maiúscula. Quando for pra deixar apenas a primeira letra maiúscula recomenda-se o uso da tecla SHIFT, aumentando assim a sua velocidade, pois quando ativamos a tecla CapsLock precisamos desativá-la depois, enquanto a tecla shift não precisa ser pressionada duas vezes. (uma para ligar e oura para desligar como no caso do capslock)
Shift: Tecla usada para deixar uma ou varias letras MAIUSCULAS (fica abaixo do capslock ou do lado direito do seu teclado alfanumérico e não numérico próximo ao enter...). Mas porque usar shift e não CAPSLOCK (outra tecla com a mesma função do shift). Bem, o shift é ideal quando estamos digitando palavras com apenas a primeira letra maiúscula. Quando a palavra é inteira composta de letras maiúscula, ai sim pode ser interessante o uso do capslock (tecla). Para usar o SHIFT de modo correto é necessário pressioná-la e manter pressionada enquanto com outro dedo ou mão pressiona-se a letra desejada que fique maiúscula.
O shift também é usado para inserir símbolos. Por exemplo, você deve ter notado que no seu teclado, que as teclas com letras (a, b, c, d. z) possuem apenas um desenho (o da letra indicada), enquanto alguns símbolos (acentos, sinais...) possuem dois ou três desenhos na mesma tecla, certo?
Bem com o shift, podemos usar todos as teclas que tenham dois ou três símbolos... Para fazer o uso, por exemplo, do acento circunflexo (^), precisamos apertar o shift (e mate-lo pressionado) e depois com outro dedo pressionamos a tecla que tem o acento desejado (nota-se que no caso do meu teclado, na mesma tecla encontramos os desenhos de ~(til, mais abaixo) e ^(circunflexo em cima do ~). Ao pressionar a tecla shift + o acento circunflexo (^), nada acontece certo? É porque os acentos só aparecem quando existem letras para eles serem usados. Digamos q eu queira digitar Você. Para digitar, iremos apertar o shift e depois aperta a letra v (segurando o shift), depois a soltamos o shift e apertamos a letra o e c. Agora para usar o acento pressionamos o shift novamente e apertamos a tecla onde se encontra o acento circunflexo (^) (assim como na letra maiúscula V, devemos apertar o shift e o acento juntos). Depois de pressionado o acento circunflexo, nada aconteceu... mas acalma-se. Agora apertaremos a letra e. Pronto, o acento circunflexo apareceu em cima do E :D ... Entendido?
OB: O shift ativa sempre o simbolo mais acima na tecla... No nosso caso o acento circunflexo (^) está em cima do til (~). Logo usando o shift o acento circunflexo será ativado.
Para usar o til, basta pressionar a tecla sozinha (sem estar apertando o shift) e em seguida pressionar a letra. :)






Nenhum comentário:
Postar um comentário