Como vão todos?
Bem, hoje estou aqui para colocar um assunto de extrema importância na hora de procurar ajuda de um "técnico" em informática.
Como saber se o técnico é honesto e não vai me enganar ? Infelizmente em todas as áreas sempre temos algumas "maçãs podres" ao qual prejudicam o trabalho de muitas pessoas de boa índole.
Li essa matéria no Blog do meu amigo e parceiro Alf...
Achei interessante e resolvi compartilhar com vocês.
Espero que gostem.
Boa leitura.
Não é de hoje que existem maus profissionais da manutenção de computadores querendo se aproveitar de pessoas leigas no assunto computador. Neste post pretendo dar algumas dicas para aquelas pessoas que não tem conhecimento sobre os possíveis abusos que pode estar sofrendo quando manda seu computador para a manutenção.
Os golpes feitos por estes maus profissionais, se é que podemos chamar-los de profissionais, variam muito de acordo com o problema apresentado pelo cliente que, devido a sua falta de conhecimento, não podem fazer mais nada além de acreditar no técnico. Para evitar ser enganado por estes bandidos (não, não podemos chamar-los de profissionais) ai vão algumas dicas:
- Desconfie de preços muito abaixo do padrão. Nem todo o técnico que oferece preço baixo é um mau técnico, mas como diz o ditado “quando a esmola é demais o santo desconfia”.
- Faça vários orçamentos e verifique se o problema pelo qual você pediu concerto é o mesmo em todos. Muitos técnicos utilizam da falta de conhecimento do cliente para enganar-los no orçamento.
- Antes de enviar seu computador para o concerto, saiba o que existe dentro dele. Muitos técnicos de má fé trocam peças de computadores por outras de baixa qualidade enquanto realizam a manutenção ou, até mesmo, quando estão fazendo o orçamento. Existem vários programas na internet que fazem relatórios sobre o hardware do seu computador listando todos os componentes. Eu recomendo o Everest.
- Tente entender mais sobre os componentes do seu computador para dificultar que seja enganado.
- Caso faça vários orçamentos, não leve o seu computador diretamente de um técnico ao outro. Leve-o para casa e verifique se os seus componentes ainda são os mesmos, se você levar-lo em vários técnicos e depois descobrir que um deles trocou algum componente de seu computador como irá descobrir quem foi.
- Caso faça uma manutenção que exija a troca de um componente, peça seu componente que foi trocado. Mesmo que ele tenha sido trocado por outro não danificado ele continua sendo seu, caso o técnico se recuse a devolver o componente antigo exija seus direitos.
Seguir estas dicas não é garantia de que não poderá cair nas mãos de um mau técnico, mas provavelmente irá dificultar muito a ação dele de tentar enganá-lo.
O que você acha sobre isso? Já passou por situação parecida?
Deixe sua opinão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário