Falamos sobre a dura jornada em que o Java tem seguido desde oprocesso que a Oracle abriu contra a Google no ano passado por violação de copyright no seu software no Android. Essa ação judicial tem provocado uma onda de respostas dos desenvolvedores Java (incluindo do “pai do Java” James Gosling) e também da Apache Software Foundation (que em Dezembro se desligou do Java Executive Committee).
Não é exatamente surpreendente que esta cadeia de eventos tenha abalado a confiança da comunidade Java na Oracle. Realmente, esse parece ser o consenso apontado por uma pesquisa feito pela JavaOne. A pesquisa foi feita para conhecer os pensamentos da comunidade Java sobre a Oracle e sobre o open-source.
A pesquisa, que teve mais de 600 entrevistados, contou com algumas perguntas, dentre elas: com a Oracle, os projetos open-source vão prosperar, continuar da mesma maneira ou morrer? 46% disseram que o open-source dificilmente irá se manter sob a responsabilidade da Oracle. 19% previram que o open-source vai morrer. O open-source sob o domínio da Oracle não é apenas o Java, mas também o MySQL.
56% se mostraram preocupados com o processo da Oracle contra a Google, dizendo que o processo pegou mal para a comunidade Java. 13% disseram que o processo seria uma coisa boa para o Java.
A pesquisa não é científica. Foi feita pela EnterpriseDB, um competidor open source da Oracle, e feita por um grupo que possui interesse no desenrolar da história. No entanto, isso sugere que há muita preocupação com a liderança da Oracle e sobre o futuro do Java.
Nenhum comentário:
Postar um comentário