quinta-feira, 17 de março de 2011

O que são periféricos?

Periféricos:
são todos os componentes físicos do computador no qual tem a função de enviar e/ou receber dados do
computador.
Quando falamos de periféricos, nos referimos a tudo ligado a informática e apenas isso.
Por exemplo, porque minha bicicleta não é um periférico?
Porque ela não está enviando ou recebendo nenhuma informação do computador. Entendido ?

Geralmente os periféricos são definidos de 3 formas:


Entrada: Todos aqueles componentes que enviam informação por computador... Como assim ?
Por exemplo, o mouse. Quando você move ele pro lado direito, o cursor (seta que fica aparecendo no monitor) quase que instantaneamente se move pro mesmo lado que você desejou. Como isso acontece? O mouse pega as informações de localização do ambiente e envia por meio do cabo que tem nele ou por ondas wi fi (quando é um mouse sem fio), para dentro do computador, ou seja a informação está entrando literalmente dentro do computador. Logo ele é um exemplo de periférico de entrada. Baseado na explicação, você consegue me dar outro exemplo de periférico de entrada ? (Lembrando que periféricos são apenas componentes relacionados a informática.)
Outros exemplos: Teclado, scanner (este equipamento é responsavel por digitalizar documentos e fotos... Por exemplo, você coloca uma foto qualquer nele (como se faz em um xerox) e aperta um botão especifico da maquina. Logo a sua foto que estava em sua mãe estará dentro do computador ao qual o scanner esteja ligado. )




peguei a foto por ai, então a escrita do nome dos periféricos de acordo como se escreve no país de quem criou a imagem

.

Saída:
Ao contrario do periférico de entrada, são todos os componentes que recebem informação diretamente do cpu. Por exemplo, o seu monitor (tela), quando você mexe o mouse pro lado, as informações são enviadas pra dentro do computador e lá são processadas. Depois disso, o computa dor envia a informação pro seu respectivo lugar. No caso de mexer um mouse, a informação é mandada pro monitor, e este mostra o mouse andando em direção da onde você está querendo clicar... Consegue me dar outro exemplo de periférico de saída?
Exemplos: Impressoras, caixinhas de som...


Existem ainda os periféricos que fazem os dois papéis, ou seja, são os periféricos de entrada e/ou saída:
Por exemplo, o mp3 (aparelho de ouvir musica...).Quando queremos pegar uma música que esteja dentro do nosso computador e passar para o aparelho de ouvir musica (nesse caso a informação sai de dentro do computador e entra no pendrive).Nesse caso, o mp3 está funcionando como periférico de entrada. Mas quando estamos na casa de um amigo e este ouve uma musica do seu pendrive e diz que gostou dela e que quer copia-la para o computador (nesse caso a informação sai do pendrive e entra dentro do computador).
Neste caso o mp3 funciona como periférico de saída.
Outros exemplos: CD, DVD, disquete...
                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário